terça-feira, 9 de maio de 2017

18ª Prova de Atletismo de Cesar


Pouco mais de 1 mês de descanso de provas tenho o regresso à estrada para uma prova que tinha intuito apenas de divertir e dar algum ritmo.
Nunca nos juntamos tantos para participar numa prova. Num grupo com cerca de 60 atletas, fomos para uma prova mais curta que o habitual, 8 KM.
Uma manhã bastante agradável devido à excelente temperatura que estava, mas sem prever o que ainda estava para vir. Para o mês de Fevereiro o dia parecia de Primavera já bem maduro.

Sendo uma prova mais curta que o habitual, fiz um aquecimento maior que o normal para tentar ter um arranque mais forte logo de inicio. Já sabia que iria ser 3 voltas ao mesmo percurso, o que psicologicamente poderia afectar, o que felizmente já não se sucede tão frequentemente.

A prova estava agendada para as 11h, contudo acabou por haver alguns atrasos, e arrancou-se um pouco depois da hora. Tentei colocar-me o mais à frente possível e temos o tiro de partida.
O percurso era bastante acessível, bastante plano, ligeiras inclinações, e alguma descida para esticar um pouco. Apenas o último quilómetro era a subir.
Na 1ª volta, impus um ritmo um pouco mais rápido, para me dispersar um pouco e também para ver onde me sentia melhor para saber como gerir as restantes voltas.
Não tive grandes problemas na 1ª volta, e com a passagem pelo local de partida para inicio da 2ª volta, deparamos com uma multidão que nos dá um grande apoio. Se durante o percurso poucas pessoas vemos, ali era uma autentica "manifestação".


A 2ª volta já tive que optar por baixar um pouco o ritmo devido ao calor que se já se sentia à bastante tempo. Como referi inicialmente, quando chegamos, estava um dia primaveril já bem virado para o verão. À hora que arrancamos o calor era abrasador, que deitou por terra tudo o que tinha previsto fazer. Já sem treinar algum tempo com dias de calor, apenas com frio e alguma chuva, não me senti preparado para aquilo.
Se queria tentar recuperar algum fôlego para atacar novamente na 3ª e última volta, não consegui. O calor era forte, e a boca já secava. Na subida que normalmente me safo bem já era uma verdadeira escalada.

Era mais ou menos isto!
Se não fazemos isto a cavalo, teremos que fazer a burro, mas ao fim tenho de chegar!
Na última volta, pouco mais à frente de nova passagem da meta, temos a fantástica, a formidável, a única e fresquinha água.
Era daquilo que precisava, beber, refrescar um pouco e já dava para ajudar na última volta.
Não devia ser assim? De nada valeu!
Quando pensava que na última subida podia esforçar um pouco, está quieto. A última subida foi um verdadeiro sacrifício e a chegada à meta um grande alivio.
Para quem já fez 20 e tal quilómetros, isto deveria ser feito com uma perna às costas, mas pelos vistos nem com as 2 no sitio certo. Não faço mais previsões para corridas.

O que vale é que no final tivemos direito a uma saca cheia de tralhas e mais algumas coisas, e um brinde surpresa.
Toda gente levava alguma coisa para casa, desde tupperwares, tábuas de passar a ferro, colchões, uma data de coisas.

Nunca pensei que uma prova de 8 KM, me desse um verdadeiro empeno, grande parte devido ao calor.

0 comentários:

Enviar um comentário